CONGELAMENTO DE FRUTAS
 

 
   Esta é a maneira mais prática de ter sempre à mão as frutas das quais você gosta, sem depender da época do ano em que elas estão disponíveis. Poderão ser utilizadas em tortas, doces em calda, geléias, etc., sendo excelentes também para purês e sucos. Os purês de frutas podem ser usados como guarnição de assados, e também como alimentos para crianças, e os sucos podem ser consumidos puros, ou como ingredientes de coquetéis ou ponches.


    Para congelar frutas, siga as instruções:


    1 - Congele as frutas próprias de cada estação, maduras e em perfeito estado  de conservação.


    2 - As frutas não devem ser congeladas em temperatura ambiente, então coloque-as na geladeira algumas horas antes de iniciar a preparação.


    3 - Descasque as frutas, e tire as sementes.


    4 - Lave em água gelada.


    5 - Não deixe as frutas dentro da água, de molho.


    6 - Seque muito bem com um pano ou papel absorvente.


    7 - Se for congelar frutas com gomos, como laranja, mexerica ou semelhantes, tire a película que reveste os gomos, porque essa película pode deixar sabor amargo após o congelamento.


    8 - As frutas devem ser congeladas cruas.


     UTILIZAÇÃO DE CALDA, AÇÚCAR E ÁCIDO ASCÓRBICO


    CALDA:  Para fazer uma calda a ser utilizada em congelamento de frutas, use a mesma quantidade de água e açúcar, por exemplo, uma xícara de água e uma xícara de açúcar. Leve ao fogo, deixe ferver e tire do fogo quando o açúcar estiver bem derretido, sem deixar caramelar (deve ficar uma calda branca). Deixe esfriar, e empregue somente depois de estar bem fria. - Coloque um pouco da calda em um recipiente que tenha tampa, junte as frutas já descascadas e picadas, e complete com a calda até atingir mais ou menos um centímetro e meio da borda (por causa da dilatação do líquido no congelamento, conforme explicado anteriormente)


    AÇÚCAR: É usado para envolver as frutas a serem congeladas. - Alguns tipos de frutas, como morango e semelhantes, só podem ser congeladas com açúcar, não se devendo usar a calda, porque as frutas vão amolecer demais no congelamento. - Você pode congelar em recipientes com tampa, arrumando camadas de açúcar e fruta, sendo que a última camada deve ser de açúcar.


    ÁCIDO ASCÓRBICO: É empregado no congelamento de frutas que escurecem por oxidação, como é o caso da maçã e do pêssego. Deve ser usado misturado à calda ou ao açúcar, na proporção de meia colher de chá para cada meio litro de calda, ou para cada 2 xícaras de açúcar. - Misture o ácido ascórbico apenas no momento em que for fazer o congelamento.


    Onde encontrar o ácido ascórbico? Procure em farmácias de manipulação, dessas que preparam fórmulas de medicamentos, e se não encontrar, certamente o responsável pela farmácia lhe informará onde existe à venda esse produto.


    Se não quiser, não coloque o ácido ascórbico, mas quando descongelar as frutas, a aparência delas não será a mesma de quando foram congeladas.


    DESCONGELAMENTO DE FRUTAS


    Ao ser retirada do freezer, a fruta congelada deverá ser colocada na geladeira por seis horas, ou deixada por duas horas em temperatura ambiente, ou, se você tiver pressa para utilizar, mergulhe o recipiente em água fria, e depois de meia hora ela estará pronta para completar as receitas fantásticas que só você sabe preparar, para alegria de toda sua família!


    DICAS PARA O CONGELAMENTO DE FRUTAS


    ABACAXI = cortar em fatias ou pedaços, permite o congelamento ao natural, ou acrescentando calda ou açúcar.


    ABACATE = Deve ser congelado batido, acrescentando-se uma colher de chá de suco de limão para cada abacate. - Não coloque calda nem açúcar.


    AMEIXA FRESCA = Congelar em metades, com açúcar ou com calda.


    AMORA = Congelar com açúcar.


    FRAMBOESA = Congelar com açúcar.


    BANANA = Não se congela, porque escurece demais.


    COCO = Pode ser congelado em pedaços ou ralado, ao natural ou com açúcar.


    FIGO = Congele inteiro ou em metades, com calda.


    JABUTICABA = Depois de bem lavada, pode ser congelada ao natural, em sacos plásticos.


    LARANJA = Coloque na geladeira com antecedência de três horas, tire a casca e a película que envolve os gomos, e congele com açúcar.


    MAÇÃ = Enquanto estiver preparando, coloque as maçãs já descascadas em uma solução de dois litros de água, uma colher de sopa de suco de limão e uma colher de sopa de sal. Congelar com açúcar ou com calda, e deve ser usada, depois de descongelada, preferencialmente em tortas, pois sua oxidação é muito grande.


    MELÃO = Cortar em fatias ou pedaços, e congelar com calda ou açúcar.


    MANGA = Congelar em fatias, com calda.


    MORANGO = Lavar e secar bem, congelar com açúcar.


    PÊRAS MACIAS = Não se congelam.


    PÊRAS DURAS = Aplicar o mesmo procedimento utilizado para as maçãs, e congelar com calda.


    PÊSSEGO = Congele em fatias ou metades, com açúcar ou com calda. O ácido ascórbico é necessário para evitar a oxidação.


    TANGERINA = Se congela da mesma forma que a laranja.


    MARACUJÁ = Utilizar a polpa, ligeiramente batida em liqüidificador e coada. - Não bata demais, para não amargar o suco. - Passe em peneira e congele em recipientes plásticos pequenos com tampa.


    LIMÃO = Descasque os limões e esprema manualmente. Não bata em liqüidificador, porque ficará amargo. Passe por peneira e congele em recipientes plásticos pequenos com tampa.


    SUCOS DE FRUTAS EM GERAL = Você pode congelar praticamente o suco de qualquer fruta, acrescentando, se quiser, açúcar e/ou água. - Congele sempre em recipientes plásticos pequenos com tampa, e na hora de servir, basta colocar o conteúdo de um ou mais potinhos diretamente no copo ou na jarra, adicionar água e açúcar à vontade.