CONGELAMENTO DE LATICÍNIOS

 


    Você pode congelar com sucesso, quase todos os tipos de laticínios, observando o seguinte:
   
    Leite: Congele apenas o tipo desnatado, que se conserva por três meses em sua própria embalagem plástica. O leite integral não dá bons resultados, porque a gordura existente nesse alimento se separa do líquido durante o congelamento. - Para descongelar, você pode colocar a embalagem na geladeira por doze horas, ou levar diretamente ao fogo muito brando, para que o líquido possa descongelar aos poucos sem queimar o leite.


    Manteiga ou margarina: Com sal ou sem sal, congelam muito bem. Podem ser congeladas diretamente em suas próprias embalagens, ou, se você preferir, faça pequenas porções e congele em potinhos menores, com tampa, identificando o conteúdo e a data do congelamento, que poderá ser mantido por seis meses.


    Queijos: Os tipos de queijo cuja consistência é firme, como por exemplo: Prato, Suíço, Ementhal, Provolone, Mussarela, Parmesão, suportam o congelamento durante seis meses, com excelentes resultados. - Corte a forma de queijo em pedaços suficientes para consumo em dois ou três dias, embale com papel filme, papel alumínio e saco plástico, etiquete e date. - Os queijos cremosos, podem ser congelados por apenas um mês, após o que sua consistência poderá ser alterada. - Queijos frescos e ricota não suportam o congelamento. Para descongelar qualquer tipo de queijo, coloque a embalagem em temperatura ambiente.


    Creme Chantilly: Pode ser congelado em potes plásticos com tampa, ou então quando empregado em recheios diversos de bolos, tortas, etc.


    Sorvetes cremosos: Quando comprados prontos, podem ser mantidos nas próprias embalagens. Para evitar o aspecto de "queimado" no conteúdo que fica na embalagem após terem sido retiradas algumas porções, coloque papel filme diretamente em cima do sorvete restante na embalagem, isolando o ar que fica dentro do pote. Quando o sorvete cremoso for preparado por você mesma, embale em potes plásticos com tampa, e pode conservar por dois meses.